Apresentações Profissionais – Parte 1: Planeje sua Apresentação
20 de novembro de 2017
Apresentações Profissionais – Parte 3: Crie um Visual Atraente
21 de novembro de 2017
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APRESENTAÇÕES PROFISSIONAIS,

COMO CRIÁ-LAS?

No post “Planeje sua Apresentação” falamos da importância de entender os objetivos e também o público da sua apresentação. O próximo passo é criar uma história interessante que prenda a atenção e faça com que as pessoas queiram ouví-la até o final.
Agora, entenderemos a importância de se construir um roteiro inteligente e todas as suas etapas para que sua apresentação seja eficiente, conquistando sua audiência.

 

PARTE 2 – CONSTRUA UM BOM ROTEIRO

Desde os tempos mais antigos, o ser humano é atraído por uma boa história. É muito mais fácil lembrarmos de uma história que nos contaram do que uma informação isolada, cheia de números, resultados soltos e fora do contexto. Portanto, como será contada a história da sua apresentação, determina se o seu público vai querer ouví-la ou não até o final.
Vamos voltar a usar como referência os grandes filmes de Hollywood, o que eles têm em comum? Por que conseguem prender a nossa atenção? Quais são os segredos que eles usam para fazer com que a gente não queira sair do sofá até saber o que vai acontecer no final? O segredo é técnica! Ao elaborar um roteiro de cinema são utilizadas várias técnicas que ligam os elementos e fazem aquela história ser relevante para as pessoas.
É isso que precisamos fazer em apresentações. Deixá-las mais atraentes para quem está recebendo a informação.
O COMEÇO
Quando iniciamos uma apresentação, temos aproximadamente 60 SEGUNDOS para ganhar a ATENÇÃO do PÚBLICO, conquistar credibilidade e MOTIVÁ-LOS a nos OUVIR até o final. São nos primeiros slides que conseguimos atenção e determinamos o tom da apresentação. Se você começar com um slide chato e morno, sua audiência vai acreditar que esse será o tom da sua apresentação até o fim.

INTRODUÇÃO

Crie um início criativo, impactante e interessante para a sua apresentação utilizando uma das técnicas abaixo:
Perguntas retóricas – Grandes palestrantes utilizam essa técnica para induzir o público a chegar na conclusão que eles querem.
Estatísticas fortes – São importantes para criar uma sensação que existe um problema e que você tem a solução que o público precisa.
Citações – Ajudam a validar algo que você vai apresentar, pois algum momento um grande pensador, empreendedor ou líder mundial chegou a essa conclusão e obteve sucesso.
Imagens + poucas palavras – O cérebro humano processa imagens muito mais rápido que textos, é uma boa técnica para conduzir o pensamento do público ao seu objetivo.
Seja objetivo nesses primeiros slides, muito blá blá blá pode deixar sua introdução redundante e confusa, comprometendo o seu início. Escolha frases fortes e diretas!

OVERVIEW

Passe uma visão geral, mostre ao seu público de forma macro, tudo o que eles verão em sua apresentação. É o momento de mostrar que os temas abordados em sua apresentação serão relevantes para ELES.
CONTEÚDO
O maior erro ao vender uma ideia é entregá-la logo de cara, sem valorizá-la, sem despertar o desejo nas pessoas. Não perca a oportunidade de impressionar ao falar do seu conteúdo. Portanto, crie uma atmosfera que prenda a atenção de quem está ouvindo e através de técnicas, convença o seu público que a solução que apresentará e sem dúvida tudo o que eles precisam.
Sua missão é Transformar o produto na SOLUÇÃO IDEAL para o seu PÚBLICO.
Vamos usar como exemplo uma apresentação para a venda de um produto, nesse caso um novo smartphone.
Crie necessidade – Antes de falar das vantagens do seu produto, é preciso fazer com que o seu público seja convencido que realmente existe uma necessidade não atendida.
Exemplo: Hoje as pessoas precisam de um smartphone que realmente facilite suas vidas.
Gere conflito – Toda boa história usa conflitos para chamar a atenção para o tema principal.
Exemplo: O que temos disponível no mercado hoje? Smartphones que trazem funcionalidades legais, mas que não resolvem as reais necessidades do dia a dia dos consumidores.
Crie a solução – Mostre o objetivo principal da solução que vai apresentar, o porquê de ter sido desenvolvida.
Exemplo: Nossa proposta é entregar um serviço de alta qualidade com baixo investimento.
Apresente o produto – Nesse momento aproveite o suspense criado nas etapas anteriores e finalmente revele o produto, mas apresente-o como único! Está nas suas mãos determinar se o público receberá a novidade como algo fantástico ou trivial.
Exemplo: Portanto, apresentamos a solução ideal para o seu cliente, o smartphone XYZ.
Agregue serviços – Agora é o momento de mostrar como o produto efetivamente melhora a experiência do consumidor, transformando situações antes complexas em tarefas bem simples.
Exemplo: Hoje para realizar uma chamada você precisa entrar na agenda, procurar o contato e tocar em discar. Difícil? Não! Mas e se você estiver com as mãos ocupadas? Trazemos uma solução fantástica onde através de um único comando da sua voz, o smartphone faz a ligação para você!
Utilize cases de sucesso – Apesar de concordarem que é uma grande solução, algumas pessoas possuem a necessidade de enxergar resultados comprovados para sentir segurança e definir a escolha.
Exemplo: Em poucos dias de lançamento, esse smartphone já é um grande sucesso de vendas em diversos países. Vejam os resultados.
Crie o desejo de compra – Tire o sim do seu público! Quando concordamos com algo, acabamos comprando a ideia. Quando 30 ou 40 pessoas fazem isso juntas, cria-se uma sensação de aceitação muito maior. Através da apresentação, crie uma linha que conduza o público a dizer o sim que você tanto precisa.
Exemplo: Concordam que este produto é ideal para os seus clientes, pois foi desenvolvido pensando exatamente nas necessidades dele?
Gere resultado – A apresentação foi um sucesso, todos gostaram das soluções. Parabéns! Mas não se empolgue, é importantíssimo lembrar que você está ali para vender e essa apresentação precisa gerar um resultado comercial. Esse foi o grande objetivo traçado no início, lembra? Portanto, controle a emoção e vá para o fechamento.
Exemplo: Preparamos uma proposta especial para a sua empresa. Temos certeza que com esse produto sairá na frente dos seus concorrentes.
RESUMO
Faça um resumo com os principais pontos que abordou em sua apresentação, garantindo que o conteúdo foi absorvido pelo seu público e que a sua mensagem principal foi passada com maestria.
Utilize perguntas retóricas e recursos visuais como imagens e ícones para resgatar os pontos que você apresentou.
A mensagem precisa ser objetiva e impactante!
FINALIZAÇÃO
Agradeça ao público, coloque-se à disposição para possíveis dúvidas e finalize sua apresentação de forma positiva.

 

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