Soft Skills: Como fazer o treinamento melhorar as habilidades no trabalho?
12 de abril de 2017
O aprendizado móvel na visão do aluno
20 de junho de 2017
Exibir tudo

MELHORANDO RESULTADOS COM O BLENDED LEARNING

As organizações precisam desenvolver abordagens de treinamento e desenvolvimento que otimizem seus resultados através de vários métodos que sinergicamente apoiem uns aos outros.
Muitas organizações sofrem para identificar ou mesmo desenvolver as habilidades de seus funcionários. Normalmente, o que se faz é fornecer treinamentos, e muitas organizações estão se voltando para os módulos de e-learning auto-estimulados como a resposta mais rápida e econômica. No entanto, com frequência e, eventualmente, para o desânimo da liderança, falhas acontecem devido à falta de habilidades e experiência dos participantes. Embora o e-learning possa ser valioso, ele sozinho raramente proporcionará o desenvolvimento necessário das habilidades necessárias, particularmente quando os indivíduos precisam trabalhar em um ambiente de equipe. Para sanar tal questão, as organizações precisam desenvolver abordagens de treinamento e desenvolvimento que otimizem o desempenho de colaboradores através de vários métodos que sinergicamente apoiem uns aos outros. Essa abordagem é a essência do que é chamado de “Blended Learning”.

 

O QUE É O BLENDED LEARNING?

Como sabem, diferentes pessoas aprendem de diferentes maneiras. Assim, o ensino combinado (blended learning) melhora a aprendizagem tradicional baseada em sala de aula com oportunidades de aprendizagem apoiadas na tecnologia, dando aos alunos controle sobre o tempo, o local, a trilha ou o ritmo de aprendizado. O resultado é uma experiência de aprendizagem adaptativa e personalizada que facilita a compreensão do conhecimento e a capacidade de aplicar esse conhecimento a problemas do mundo real.

  • Conhecimento Básico: Conhecimentos e habilidades essenciais que podem ser facilmente adquiridas através de livros, e-learning, webinars, vídeos, sites, blogs, estudos de caso, aplicação de soluções práticas, etc.
  • Treinamento em sala de aula: A aprendizagem de segundo nível com conceitos complexos é melhor entregue em um ambiente interativo de sala de aula ou virtual. Instrutores fornecem o treinamento detalhado em tópicos avançados e promovem o aprendizado através da discussão e da participação entre membros da classe.
  • Exercícios práticos: Os alunos são incentivados a praticar novas habilidades e conhecimentos na sala de aula e através de um ambiente on-line, onde são livres para praticar e experimentar suas novas habilidades quando e onde escolherem, e em seu próprio ritmo.
  • Aplicação: Com orientação especializada e assistência prática, os alunos aplicam suas habilidades adquiridas ao seu trabalho atual.
  • Resultados: Os alunos aplicam habilidades e conhecimentos recém-aprimorados no trabalho, maximizando o resultado das organizações e contribuindo para uma equipe otimizada.

 

ASPECTOS DEFINITIVOS DO BLENDED LEARNING

  • A aprendizagem deve incluir um elemento de aprendizagem orientada por instrutor, seja em um ambiente real ou em uma sala de aula virtual interativa.
  • A tecnologia é introduzida no ambiente de aprendizagem de uma forma que dá aos alunos controle de tempo, lugar, trilha e / ou ritmo de aprendizagem.

 

AS VANTAGENS DO BLENDED LEARNING

  • O aluno está no banco do motorista. Quando os alunos recebem o controle de alguns aspectos do treinamento, eles são livres para escolher o que melhor se adapta às suas necessidades, o que torna um ambiente de aprendizagem mais eficaz.
  • Diferentes abordagens de aprendizagem atingem diferentes necessidades. Como o “Blended Learning” combina métodos variados, os alunos são capazes de aprender pela maneira que funciona para eles.
  • A aprendizagem é focada em habilidades de “fazer” (criando, avaliando, analisando e aplicando) em vez de habilidades de “pensar” (compreendendo e lembrando). A aprendizagem prática, facilitada através da tecnologia, garante que os alunos possam aplicar os seus novos conhecimentos a um ambiente específico.

 

TRANSFORMANDO A CULTURA DE TREINAMENTO COM BLENDED LEARNING

O Blended Learning combina o treinamento feito por instrutores com experiências práticas. Este método de aprendizagem é quase obrigação para profissionais adultos que procuram aprender e aplicar novas habilidades em suas funções. É uma maneira eficaz de maximizar o aprendizado para que novos conhecimentos e habilidades possam ser facilmente aplicados à problemas do dia a dia. Para as empresas que implementam este método de treinamento em sua organização, isso se traduz em:
  • Membros da equipe engajados e prontos para aplicar novas habilidades no trabalho.
  • Aumento do conhecimento institucional que pode ser compartilhado com colaboradores e clientes.
  • Aumento do ROI em cada Real de treinamento investido.
  • Confiança e envolvimento com os objetivos da empresa – pois a empresa investe em seu crescimento profissional e pessoal.

 

UM ESTUDO DE CASO

Recentemente, um grande provedor de serviços de saúde americano quis criar uma abordagem blended para suas equipes de desenvolvimento de software. Novos membros da equipe foram direcionados para usar módulos de e-learning para desenvolver habilidades em linguagens de programação, mas esses membros da equipe tiveram dificuldades em aplicar tais habilidades em situações práticas, do mundo real. Ao melhorar a aprendizagem com instrutor em sala de aula, baseando-se em exercícios práticos, juntamente com a oferta de treinamento em sessões individuais, os novos desenvolvedores foram capazes de aprender rapidamente, sendo bem mais produtivos ao prestador de serviços de saúde. Um pequeno investimento adicional no indivíduo paga dividendos significativos para a empresa, tanto no aumento da produtividade e no engajamento dos funcionários. Abaixo estão alguns dos comentários dos participantes:
“Obrigado por nos dar este treinamento. O instrutor foi ótimo e tornou-se fácil aplicar nossas novas habilidades.”
“Foi ótimo ganhar experiência prática sobre como usar o que aprendemos diretamente em nosso trabalho.”
“Os exercícios práticos foram muito eficazes. Eu gostei de como alguns exercícios foram concluídos individualmente e alguns em grupos.”
“O material é ótimo. Aprendi novos termos e processos.”
Em quase todas as aprendizagens, a habilidade de interagir e resolver problemas com um especialista pode ser inestimável – não há substituto para essa interação individual para ajudar a transferir conhecimento e experiência.

 

4 TÁTICAS EFICAZES PARA MAXIMIZAR O RETORNO SOBRE O TREINAMENTO

  • Solicite valor agregado de seu parceiro de treinamento para ajudar na transferência de conhecimentos e habilidades além do próprio curso ou evento, como soluções online acessíveis, materiais de apoio, aplicativos de aprendizado, etc.
  • Garantir o comprometimento das partes interessadas se a mudança de processo ou cultura for necessária para que o treinamento se mantenha.
  • Centralize os esforços de compra entre departamentos ou agências para obter soluções com melhor relação custo-benefício.
  • Considere combinar esforços internos e externos para maximizar o resultado usando soluções de blended learning.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 BALL POOL APK for android